quinta-feira, 8 de novembro de 2012

descobri o meu DOSHA...


Depois de responder a alguns perguntas mediante a minha essência, enquanto ser-humano, fiquei a conhecer melhor o meu perfil biológico de acordo co a Medicina Ayuverdica.

Meu Resultado: VATA (Éter-Ar)

Quem tem este perfil tende à ansiedade e agitaçao e a chave do seu equilibrio é  regularidade na rotina... Quando a perde, passa a ter um estado de inquietação, nervosismo e fadiga. Desiquilibra-se em função da intensidade dos estímulos sensoriais que recebe...
Os exercicios indicados evem dar ênfase ao euilibrio e alongamento, como por exemplo, Yoga. Qualquer outra atividade física também pode ser praticada desde que não seja à noite. Nesse período, a aceleração mental cresce e vata fica ainda mais agitado, comprometendo o sono.
Maciez, leveza, subtileza, secura, delicadeza, instbailidade, fluxo livre, são algumas das caracteristicas de quem é regido por Vata.

São pessoas instáveis, sempre alerta, rápidos a agir e a tomar decisões, muitas vezes estando indecisos... Aborrecem-se facilmente e possuem uma grande imaginaçao. Receiam espaços fechados e a escuridão. Vivem no "mundo da lua", e geralmente são pessoas criativas, artistas, músicos, bons professores...
Fisicamente, possuem um corpo leve e fléxivel, mais altos ou mais baixos... a maioria são pessoas magras, pele seca, musculatura não desenvolvida, veias proeminentes, olhos ressequidos e pequenos, cabelos secos... Tem sono leve, com tendências a ter insónias, sonhos agitados e pesadelos... Apetite e sede irregulares; tem muitas vezs problemas digestivos, com fezes ressequidas e má assimilação dos nutrientes.
Não gostam de nada que seja agressivo...

Para o equilibrio de Vata:
- comer regularmente, de acordo com as estações do ano;
- manter-se hidratado, co muita água e gotas de limão ou laranja, ou até mesmo pitadas de sal e chá de ervas no intervalo das refeições;
- ter sempe o corpo nutrido com cremes ou óleos próprios para o dosha e receber massagens regularmente...
- desfrutar de um banho quente, sobretudo no Outono e no fim da tarde...

Para um Vata, é importante estabelecer rotinas e fazer pausas no dia a dia, para momentos de centramento...
Em equilibrio, os Vata precisam de um trabalho em que possam dar asas á sua criatividades e que alimentam a sua alma.. Por exemplo, publicidade, relações públicas, literatura, mundo da moda, música, arte, jardinagem; passatempos relaxantes, nos tempos livres.
Yoga e meditação são as práticas mais indicadas, especialmente no fim da tarde. Em tempo de férias, um mantra bem feliz para o Vata é o Sol, o Mar e um bom sono...
É bom evitarem preencher todo o seu tempo com atividades...

1 comentário:

  1. Na verdade você possuí "neste momento" POSSIVELMENTE o dosha Vata em desiquilíbrio. Todos nós temos os três doshas, Vata, Pitta e Kapha. Todos devem estar equilibrados, nos casos de desiquilíbrio doenças ou efeitos como insonia, caspa e outros apareceram. Pesquise mais sobre o assunto, conheci o seu blog através de uma pesquisa e me desculpe pelo esclarecimento, também estou em busca do conhecimento e qualidade de vida. Abraço!

    ResponderEliminar