terça-feira, 4 de junho de 2013

Handfasting

Na Wicca a cerimónia de casamento é chamada de “Handfasting”, que significa “atar as mãos”.
É uma cerimónia ancestral pagã de união entre duas pessoas. Não existe apenas uma forma de realizar este ritual, podendo ser ajustado de acordo com as crenças e preferências do casal, que tanto pode ser heterossexual como homossexual.

Evocam-se os deuses e pede-se para que eles abençoem a união do casal com fertilidade, amor e prosperidade. Dentro do círculo mágico, onde são conjurados os Deuses, os Guias e Mestres, os Elementos/ais, e todas as Entidades desejadas, o casal assume um compromisso de união, amor, respeito e lealdade perante estes e os restantes presentes.
Tradicionalmente, é escolhida uma ou várias fitas coloridas (representando cada cor um atributo específico), que são consagradas e atadas na forma de lemniscata à volta dos pulsos unidos do casal, simbolizando, assim, o infinito, a ausência de fronteiras, o perfeito equilíbrio e a perfeita confiança, a união de polaridades.
Em alguns costumes, as fitas são mantidas até à consumação do ritual de união.
A cerimónia é conduzida por um Sacerdote e uma Sacerdotisa, ou apenas pelos próprios noivos, que podem apresentar-se sem roupas e cobertos apenas por um manto, ou trajados da forma que se sentirem melhor, normalmente vestem roupas brancas ou vermelhas, e na cabeça usam guirlandas de flores. Durante a cerimónia as suas mãos são atadas, representando a união entre eles; partilham o pão e bebem vinho da mesma taça.

Os antigos pagãos costumavam realizar seus casamentos durante o Sabbath de Beltaine – noite em que todos estavam livres para se entregar ao amor e ao prazer... Durante o Sabbath, os noivos saltavam fogueiras de mãos dadas para garantir a fertilidade. Em algumas tradições, ao invés de fogueiras, os noivos saltam sobre uma vassoura deitada no chão marcando, assim, o começo de uma nova etapa nas suas vidas em conjunto. A vassoura representa a união das polaridades, sendo que o cabo simboliza o órgão sexual masculino, e as cerdas, o órgão sexual feminino.
O ritual é trabalhoso, cuidadosamente preparado com meses de antecedência, obedecendo a vários pormenores; o tempo necessário para a colheita e secagem de ervas, o recolher e o preparo de misturas sagradas, a maceração de incensos, óleos e vinhos mágicos que serão depois utilizados como oferenda e consumação simbólica e elemental da união .
Adequando-se às necessidades do mundo moderno, na Wicca os casamentos podem ser realizados em qualquer época do ano, apesar de muitos darem preferência a Maio, tradicionalmente o mês dos casamentos. Apesar de não ser um elemento tradicional do paganismo antigo, muitos noivos fazem questão de trocar alianças. A duração da união fica automaticamente prolongada até que os noivos desejem separar-se, se assim o quiserem.

"O Handfasting não tem validade legal, porque os seus princípios não assentam na obrigatoriedade e no "até que as morte os separe", como acontece no casamento cristão, mas na expressão mais pura, genuína e livre do amor, na união de duas almas, que se prolonga muito além dos limites e do significado de um documento assinado e até da própria existência terrena.
A sua duração, tradicionalmente, é de apenas um ano e um dia, podendo ser renovado com reformulação de votos no ano seguinte, e assim sucessivamente, enquanto o amor durar." Hazel Claridade

Sem comentários:

Enviar um comentário